O Xamã é das figuras mais antigas e duradouras da evolução humana.
Como único mediador entre a humanidade e o universo dos espíritos e dos presságios, este teve origem nas fases iniciais do desenvolvimento cultural humano.
O estágio de caçadores-recolectores da sociedade perdurou por centenas de milhares de anos.
À medida que as sociedades começaram a caminhar para a agricultura sedentária há pouco mais de 10000 anos, os xamãs começaram a diferenciar-se num sacerdócio em desenvolvimento.
O Xamanismo revela uma sobrevivência notável, e há muitos exemplos de xamãs co-existindo com outros sistemas mágicos e religiosos em determinadas cultura e eras.
Assim que as sociedades evolvem em formas mais complexas do que o caçador-colector, os papéis que o xamã desempenha são assumidos por outros.
Do Xamanismo surge o teatro, religião, magia, arte, dança, música, e talvez até a escrita e a linguagem.
Traços do xamanismo permanecem no folclore, costumes e mitos.
Respeito e deferência para com aqueles que conseguem manipular as forças ocultas do mundo como trapaceiros (tricksters) e curandeiros.
As raízes do Xamanismo estão perdidas na antiguidade.
Posto isto, não podemos descartar o xamanismo como algo irrelevante para a sociedade moderna.
O êxtase pode ser libertado do domínio puramente privado e devolvido ao comunitário.
Além disso, ao tentarmos resgatar o espírito do nosso passado coletivo, podemos recuperar um sentido de comunidade com os nossos antepassados utilizando técnicas que nos remetem para os nossos ancestrais nas planícies da savana africana, nas estepes montanhosas inóspitas, nas grutas, no abrigo ancestral sob a égide do fogo ou da hipnotizante e mesmerizante voz da selva profunda e de todos os seus guardiões vegetais e animais.
Isto pode dotar-nos de um sentido de comunidade que supera todas as diferenças culturais.
Ao aprendermos a ver o mundo como xamãs, reconectamo-nos connosco mesmos e podemos adaptar-nos muito mais facilmente ao mundo que nos rodeia.
Jaguar
Alcateia da Lua
26 a 28 de Setembro –
Mais informações: www.instagram./moradadojaguar
Jornadas Xamânicas na Serra de Sintra (Diurnas e noturnas)
Local : Serra de Sintra
Valor : entre 25 a 120 dependendo do formato
Retiros de Xamanismo
Valor e local : A definir (Portugal continental)
Acesse o catálogo e conheça os produtos naturais e cerimoniais, como Tambores Xamânicos, chocalhos, plantas para defumação, medicinas da Terra e outros.